quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Entrevista

Bom como está chegando as entrevistas do segunda semestre eu vou postar o mesmo texto que escrevi no dia seguinte da nossa entrevista dia 17/06 no Yahoo Groups. Espero que ajude!!!


Boa Tarde a todos... 

"eu quase nunca escrevo, mas como passei pela entrevista na última sexta me sinto na obrigação de passar a nossa experiência para todos. Bom, na semana inteira antes da entrevista foi tempo de passar tudo a limpo ver se faltava algo, repassar a entrevista, fazer simulações com os professores etc.... 
Na quinta feira (uma noite antes) ninguém em casa dormiu, bateu uma ansiedade e um nervosismo absurdo. Nossa entrevista estava marcada para as 10h, então deixamos nosso filho na escolinha e fomos  pro Escritório de imigração. Como é do lado aqui de casa, chegamos quase meia hora antes, e ficamos esperando até dar 15 para as 10 lá no estacionamento mesmo, repassando as perguntas e resposta. Nessa hora o nervosismo tomava conta de nós. Chegamos lá no 15º andar, tremendo, nunca demorou tanto para o elevador chegar hehhee. Pontualmente as 10hrs o M. Leblanc nos convida para entrar na sala. Começamos a conversar (no nosso caso foi muito mais uma conversa do que uma entrevista), e ele começou perguntando as datas de nascimentos de todos e pedindo as certidões de nascimento. Ai começou a perguntar sobre a nossa formação escolar, pediu os históricos escolares desde o ensino fundamental até a faculdade (no caso da minha esposa) e pediu inclusive um boletim de notas da minhas especialização (eu sou dentista, com especialização em Cirurgia Bucal Avançada e residencia médica em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial). Como todo mundo falava que especialização não era contada para pontuação eu nem tinha levado as notas da residencia mas estava com as da especialização. Essa foi a hora mais tensa da entrevista, ficou aquele clima de porque eu não tinha trazido mais certificações de um curso de 3 anos, onde eu tinha mais horas que um faculdade normal. Fica ai uma dica pra todos que ainda iram participar da entrevista. .
Especialização com duração superior a 380 horas conta pontos sim. No meu caso a residencia tem 6000 horas (são 3 anos 20 dias por mês) e a Especialização 2000 horas. O M. Leblanc elogiou muito a minha formação e a da minha esposa. Nessa hora ele pediu as cartas de empregos (como sou autonomo levei as cartas das clínicas que eu trabalho), entregue com o braço tremendo depois dessa do histórico. Ele deu um sorriso como se falasse, fica tranquilo.
Pediu nossos curriculum e as vagas de emprego. Eu tinha separado 10 vagas para cada plano, mas ele me pediu 5 vagas somente do plano A, e perguntou se tínhamos outros planos caso não conseguíssemos trabalhar na área de formação. Dissemos que sim, que poderiamos trabalhar em diversas áreas correlacionadas com nossas áreas de formação, a minha esposa é formada em ADM com enfase em Comércio Exterior. Ele viu que eu tenho formação em Música e comentou que a cena cultural de Montreal é muito grande, o que poderia me ajudar no começo. Depois perguntou se eu sabia como proceder para conseguir o certificado da Ordem dos Dentistas. Outra dica, que tiver a profissão regida por uma ordem ou conselho (dentista, enfermeiro, médico, etc) entre no site e imprime os procedimentos. Logo depois ele perguntou sobre o tempo que passamos lá em Montreal no começo do ano, o que achamos como sentimos o frio (ai ele já estava muito relaxado com um sorriso leve no rosto) como o nosso filho ficou lá, e ai conversamos sobre as pesquisas dos bairros onde já tinhamos olhado as garderies, mas por iniciativa própria nossa, enquanto ele "tentava" imprimir alguma coisa. Nesse meio tempo ele entregou o famoso Livrinho e o panfleto da francização en Ligne. Cara, eu soltei um suspiro de tranquilidade tão forte que ai sim ele caiu na risada. Vai saber o que pensou, mas ele saber da tensão que é estar ali. Ele fez alterações no curriculum importantíssimas explicou uma porrada de coisas para a gente, bom, foi muito bacana. A impressora pra varias deu pau lá e ele entrava e saia da sala tentando que alguem ajudasse ele, mas no final das contas entregou os 3 CSQs na nossa mão, e agora é só esperar a parte do federal.....  

Obrigado a todos que participam do grupo, pela ajuda, pelas informações.... 

Estamos juntos...

Johnny Pearson"

Nenhum comentário:

Postar um comentário